Você provavelmente já ouviu falar que a publicidade é a alma dos negócios, certo? E para quem deseja empreender na área da saúde, essa afirmação é uma verdade essencial. 

 

As estratégias de marketing mudaram completamente a forma como empresas, profissionais e até clínicas se comportam para conquistar pacientes e aumentar o rol de conhecedores do serviço.

 

Em um universo cada vez mais dinâmico e tecnológico, as estratégias de marketing podem fazer a diferença na sua rotina de trabalho e garantir o sucesso para quem deseja empreender na área da saúde. 

 

Interessado em aprender como usar esses conceitos e praticar o marketing em consultórios particulares ou na sua clínica médica? Confira nossas dicas abaixo!

 

1. Tenha uma especialidade

Uma estratégia de marketing essencial para um profissional de saúde é saber exatamente como se posicionar no mercado para atrair pacientes que podem se beneficiar de seus cuidados. 

 

Para isso, o profissional tem que definir uma especialidade única de atuação, para poder se diferenciar dos demais, atingindo um público específico da população.

 

Por esse motivo, não é aconselhável colocar na carteira profissional que você é profissional da área da saúde e atende a todos os tipos de casos disponíveis. 

 

Escolha a área em que você é melhor e concentre-se nela. Por exemplo, um nutricionista esportivo, ou que trabalha com crianças, que trabalha com obesidade ou que só atende pacientes em um hospital, terá muito mais sucesso que um nutricionista generalista. 

 

Quanto mais especialista você for em um campo, mais pacientes você ganhará que se encaixam no seu perfil clínico.

 

2. Mostre seus títulos e cursos

Não há melhor divulgação do que mostrar aos outros suas especializações, títulos e cursos. Ou seja, os pacientes adoram saber que estão sendo atendidos por profissionais renomados e reconhecidos no mercado de trabalho. 

 

Por isso, mostre seus diplomas, certificados e outros títulos que considera importante expor aos seus pacientes. Você verá o reconhecimento aparecer!

 

Além disso, toda vez que for participar de eventos ou cursos na sua área de atuação, anuncie nas redes sociais, fazendo check-in na página do evento, por exemplo.

 

Leia também::: 5 ideias de empreendimentos na área da saúde

 

3. Esteja sempre disponível para seus pacientes.

Ser um bom profissional também é uma importante estratégia de marketing. Mas o empreendedor da área da saúde que é atencioso e disponível conquista seus antigos clientes e pode atrair novos pacientes para sua clínica ou consultório, já que dedicação e paciência são muito admiradas nos profissionais de saúde.

 

Ou seja, procure estar disponível para seus pacientes, mesmo fora do horário comercial: responda e-mails, atenda ligações telefônicas e retorne solicitações nas redes sociais sempre que possível.

 

4. Defina as personas em seu negócio

As personas são personagens semi-ficcionais, criadas a partir do perfil de um cliente ideal. Para construir uma persona, você precisa realizar pesquisas com alguns pacientes e encontrar características comuns entre eles.

 

Essas informações vão te ajudar a construir personas e, assim, direcionar suas estratégias de marketing para elas, alcançando maior assertividade.

 

5. Tenha uma identidade visual

Para que as pessoas reconheçam sua clínica e você tenha materiais promocionais de qualidade, impressos ou online, é muito importante ter uma identidade visual definida.

 

Identidade visual não significa apenas o logotipo da empresa, mas todos os gráficos e outros elementos de design que devem ser usados ​​como padrão.

 

6. Explore as redes sociais

As redes sociais são hoje uma porta de entrada para novos pacientes que não teriam conhecimento do seu serviço se não fossem encaminhados por um amigo, familiar ou colega de trabalho. 

 

Além disso, com a internet hoje é possível avaliar clínicas, acompanhar perfis de profissionais e acompanhar artigos publicados por eles sobre temas que interessam a todos. 

 

Mas se você ainda não tem um perfil em rede social, talvez seja hora de começar a avaliar sua presença no Facebook, Instagram e muito mais.

 

Cabe ressaltar que não basta abrir perfis, é preciso criar conteúdo relevante e de qualidade para que as pessoas se sintam convidadas a acessar o que você publica.

 

7. Tenha um blog profissional

Além dos perfis nas redes sociais, outra forma de divulgar seu trabalho como profissional da saúde na internet é por meio de um blog profissional. 

 

Os blogs diferem das redes sociais, pois possuem um maior número de palavras e, portanto, um conteúdo mais rico e completo.

 

Com um blog profissional, você pode se tornar referência na área e adotar estratégias de marketing de conteúdo. 

 

Além disso, os blogs também podem ajudar a tornar sua clínica mais fácil de encontrar quando alguém pesquisa em sites de pesquisa, como o Google.

 

Leia também::: VITTA Center: por dentro das tendências arquitetônicas

Se destaque ao empreender na área da saúde

Ter boas estratégias de marketing pessoal para gerenciar melhor sua clínica ou consultório particular é uma excelente maneira de ter sempre uma agenda cheia de consultas de pacientes. 

 

Mas se você deseja empreender na área da saúde, ou já é um profissional atuante, ao seguir as dicas acima poderá ver o número de pacientes crescer exponencialmente em seu consultório.

 

Além disso, uma boa localização pode fazer toda a diferença. Estar próximo de centros de saúde ajuda a se conectar mais rapidamente com seu público-alvo.

 

Gostou das dicas para quem deseja empreender na área da saúde? Portanto, se quer mais dicas e muita informação para crescer na carreira, assine também na newsletter do VITTA Center. Estamos sempre compartilhando conteúdo relevante para você!

 

QUERO ASSINAR A NEWSLETTER!